A tecnologia da informação é considerada uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Quando bem gerenciada, a TI melhora a produtividade dos funcionários, amplia a rentabilidade e aumenta a eficiência do negócio.
O problema é que gerenciar a própria TI traz muitos desafios para a diretoria de uma empresa. Com a evolução constante da tecnologia, o setor demanda muita energia e acaba por tirar o foco do core business de uma organização.
Diante desse cenário, a melhor estratégia é contratar uma Consultoria de TI. A ideia é ter o auxílio de um profissional ou empresa especializados na área. Contratar uma consultoria é uma forma simples de manter a TI alinhada ao que há de mais moderno no mercado.
Dessa forma, você poderá concentrar seus esforços naquilo que realmente é a sua missão. Uma boa consultoria de TI descomplica a sua vida — pode ter certeza! Quer conhecer mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post.
O que é uma Consultoria de TI
Antes de listarmos as vantagens em contratar uma consultoria de TI, é importante explicar o que ela é exatamente e qual o papel que terá na sua empresa.
Em linhas gerais, pode-se dizer que é um serviço prestado para suprir alguma demanda ou necessidade tecnológica de maneira rápida e ágil. A ideia é trazer novos conhecimentos para dentro da empresa, que não são supridos pelos funcionários regulares.
O olhar externo do consultor ajudará você a enxergar aspectos da empresa que não eram vistos antes. Muitas vezes, são pequenos detalhes que podem ser resolvidos rapidamente.
Uma consultoria em TI pode ser global (quando trabalha para melhorar toda a área de tecnologia de uma empresa) ou especializada (quando atua em algum projeto ou processo específico). Entre as especializações mais comuns dos consultores, estão:
- desenvolvimento;
- novas tecnologias;
- melhoria de processos internos;
- qualidade e governança em TI;
- infraestrutura;
- segurança;
- suporte proativo.
Qual é o papel de uma Consultoria de TI
Um consultor de TI tem papel similar a consultores de outras áreas, como finanças, recursos humanos e marketing. A ideia é que um profissional (ou grupo de profissionais) especializado em determinada área traga uma visão externa para sua empresa.
De maneira rápida, ele poderá solucionar algum problema específico ou mesmo elaborar um planejamento mais global e de longo prazo, visando aprimorar toda a governança de TI.
Para entender melhor, vamos lançar mão de um exemplo prático:
Imagine que uma empresa percebeu que seu Enterprise Resource Planning (ERP) está ultrapassado e obsoleto. Nesse caso, o consultor analisaria as necessidades da companhia e faria uma pesquisa para encontrar um software novo e mais adequado à demanda.
Depois da pesquisa, o consultor ainda pode ajudar a negociar os valores das licenças e participar do processo de implantação e treinamento. Assim, a empresa estaria rapidamente com um novo ERP, muito mais moderno e eficiente. Prático, não é mesmo?
Além da implementação de um novo software, um consultor pode ajudar sua empresa em vários outros aspectos. Por exemplo:
- implantar estrutura de criptografia para melhorar a segurança dos dados;
- realizar treinamento com a equipe interna para preencher lacunas de conhecimento;
- planejar a migração e gestão documental;
- estruturar a infraestrutura de segurança, incluindo instalação de softwares especializados como antivírus e firewall;
- auxiliar na implementação e manutenção da estrutura de servidores remotos;
- aprimorar a modelagem de dados.
Por estar sempre atualizado com as novidades do mercado de TI, o consultor terá plenas condições de identificar o que deve ser feito para sua empresa maximizar o uso da tecnologia, com o objetivo de gerar mais valor.
Quais as vantagens de contratar uma Consultoria de TI?
Agora que você já entendeu qual é o papel de uma consultoria, vamos listar quais são as principais vantagens em contratar um serviço desses para sua empresa. Acompanhe nos itens abaixo:
1. Manter a empresa tecnologicamente atualizada
Com a velocidade em que a tecnologia avança, é muito difícil ficar a par de todas as novidades e atualizar o setor de TI da empresa constantemente. Isso requer muito trabalho e tempo. Em vez de ficar gastando energia e correndo atrás das tendências, o ideal é contratar uma consultoria.
Uma boa consultoria de TI está sempre alinhada ao que há de mais novo e conhece as soluções mais recentes do mercado. Com esse conhecimento, os consultores poderão instruir sobre quais tecnologias devem ser compradas e quais devem ser abandonadas.
Assim, sua empresa estará sempre atualizada e alinhada ao mercado.
2. Economizar nos investimentos
Quem contrata uma consultoria de TI tem à disposição profissionais especializados para analisar as reais necessidades da sua empresa. Eles apontarão o que precisa ser feito para aprimorar o setor, sempre visando obter o melhor custo-benefício possível.
Contratar uma consultoria também fará sua empresa economizar e reduzir custos referentes à contratação de funcionários. De quebra, ainda vai ajudar você a não gastar tempo ao preencher toda a burocracia necessária para contratar um empregado fixo. É mais tempo e dinheiro para focar no core business.
3. Aumentar a produtividade da equipe
O computador não funciona, a internet está sempre caindo, o servidor é lento e o software não dá conta do recado. Quem já passou por alguma dessas situações sabe o tamanho da perda de produtividade quando alguma parte da estrutura de tecnologia da informação não funciona corretamente.
Uma boa consultoria pode ser o antídoto contra essa dor de cabeça. Os profissionais avaliarão o que não está funcionando corretamente, levantarão quais são as causas dos problemas e mapearão as soluções mais eficientes.
Com base nesse estudo, sua empresa poderá manter uma estrutura de tecnologia eficiente. E, com mais eficiência na TI, sua equipe vai trabalhar melhor e com mais produtividade.
4. Otimizar os processos
Atualmente, as empresas buscam automatizar boa parte dos seus processos. Mas como fazer isso? Afinal, há tantos softwares no mercado prometendo automatização, que fica difícil para alguém que não é da área de tecnologia escolher a melhor opção.
Por isso, a consultoria em TI é fundamental. Os profissionais vão orientá-lo na aquisição dos melhores softwares para cada processo que você quiser automatizar. E melhor: em muitos casos, os consultores podem indicar alguma solução open-source, ou seja, oferecida gratuitamente na internet. É mais eficiência, com menos investimento.
5. Aprimorar a segurança
Segurança é uma das funções mais importantes das consultorias de TI. O serviço ficará responsável por manter as atualizações dos sistemas, como novos antivírus, firewall e softwares de proteção.
Os profissionais contratados também podem cuidar dos arquivos de dados, dos backups periódicos e dos softwares de segurança (como antivírus e firewall), além de outros processos referentes à segurança.
Por ser um item de extrema importância e complexo para ser monitorado por uma equipe interna, a recomendação é que as empresas mantenham sempre uma consultoria especializada em segurança.
Perceba como contratar uma consultoria de TI traz várias vantagens para sua empresa. Desde economia de custos até mais segurança para suas informações.